terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Coluna da Ana na Kappa edição 40

Clique na imagem para ampliar ou no link abaixo


O estilo nosso de cada dia - Por Ana Escrivão

Aspas: “Escolha um trabalho que ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida.” Confúcio

E o show continua...

Ouvi dizer que o mundo vai acabar em 2012. Mais precisamente em 21 de dezembro. Nunca acreditei nessas previsões, mas pelo sim, pelo não, o melhor é não esperar para depois do carnaval para começar o ano. Quem vive e respira moda sabe o quanto o mês de janeiro é importante e trabalhoso. A noção geral é que o comércio gira em torno de dezembro. Ok, este é o mês em que as vendas dão um salto, há o frisson do Natal, das festas, dos encontros, dos presentes e, muitas vezes, das férias! E das emoções à flor da pele.
Não sei bem porque, mas sempre acho que no final do ano as pessoas ficam mais emotivas. E nós, do comércio, temos que estar preparados para receber e filtrar essas emoções com uma equipe de vendas motivada para encantar clientes que querem e merecem ser muito bem atendidos e paparicados, porque nosso trabalho é lidar com “gente”.
Mas janeiro... Ah, janeiro é quando tudo recomeça. É o trabalho que ninguém vê: férias e folgas da nossa equipe, promoções, feiras de moda, desfiles, palestras, showrooms, planejamento anual, compras e mais compras. É hora de trabalhar com a cabeça. Sentar com o marketing para planejar as campanhas, com o financeiro, brigar com os números, porque eles sempre querem cortar em algum lugar (procuro que nunca seja com o pessoal), com o RH, promover a dança das cadeiras, quem vai pra qual loja, quem sai de férias, quem tira folga. É hora de envolver a todos para traçar um plano claro e objetivo de onde a empresa quer chegar.
Não posso dizer que uma coisa é mais importante que a outra, mas o que mais ocupa minha cabeça e atenção é o planejamento das compras. Aí chega a parte gostosa. Apesar de prazeroso não deixa de ser desgastante, porque temos que fazer várias marcas num curto espaço de tempo (as marcas aproveitam as semanas de moda e feiras em que todos os lojistas estão no Rio ou São Paulo ao mesmo tempo para fazer os seus showrooms). Trabalhamos 12 horas direto, sem almoço, jantar, só petiscando e engordando, porque, verdade seja dita, são comidinhas deliciosas.
E por que toda essa correria em janeiro? Porque enquanto as lojas estão liquidando a estação, já estamos preparando o cenário para o próximo show, que é a chegada da nova coleção.
E aí começa uma nova etapa. Essa, eu conto em um outro momento.

Ponto de Equilíbrio:
O planejamento é tão importante quanto a nos- sa capacidade para flexibilizá-lo e jogo de cintura tem que fazer parte da estratégia.

Ana Escrivão acha que sempre é bom comprar, mas sempre focada no que o cliente quer. Fale com ela: ana@equilibriomoda.com.br